
A cultura organizacional é o comportamento dos seres humanos que fazem parte de uma organização e os significados atribuídos às ações. Inclui os valores de organização, as visões, as normas, língua de trabalho, sistemas, símbolos, crenças e hábitos. Trabalhadores precisam se comportar de acordo com as regras da empresa para aumentar as chances de promoção ou aumento de salário.
Também consiste no padrão de tais comportamentos coletivos e suposições que são ensinados aos novos membros da organização, como forma de perceber, pensar e sentir. A cultura organizacional afeta o modo das pessoas e dos grupos interagem uns com os outros, com os clientes e às partes interessadas.
Ravasi e Schultz (2006) afirmam que a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos mentais compartilhados que guiam a interpretação e ação nas organizações, definindo o comportamento adequado para várias situações. Ao mesmo tempo, embora a empresa possa ter “própria cultura”, em grandes organizações, há conflitantes comportamentos culturais que coexistem devido às diferentes características da equipa de gestão.
A cultura organizacional também pode ter aspectos negativos e positivos. Schein (2009), Kennedy (2000), Kotter (1992) e muitos outros pensadores afirmam que as organizações em geral têm diferentes manifestações culturais, bem como subculturas.
O conceito se refere à cultura em qualquer tipo de organização, seja escola, universidade, grupos sem fins lucrativos, agências governamentais ou entidades empresariais. Nos negócios existe cultura corporativa. As empresas usam pensamentos similares que explicam a arte de aprender.
Embora a ideia de que o termo se tornou conhecido em empresas no final dos anos 80 e início dos 90 seja generalizada, de fato, a cultura corporativa já foi utilizada por gestores e especialistas em sociologia, estudos culturais e teoria organizacional no início de 1980.
A ideia sobre a cultura global, meio ambiente e as características da organização, na verdade, foram as primeiras a se aproximar de forma semelhante com a noção de clima organizacional nos anos 60 e 70.
Parte da organização
Quando se vê a cultura organizacional como uma variável, se pressupõe ser algo de uma organização. Ela é apenas uma entidade que contribui para a organização como um todo. Pode ser manipulada e alterada, dependendo da liderança e membros.
A perspectiva da comunicação organizacional cultural vê a cultura de três maneiras diferentes:
- Tradicionalismo: Coisas objetivas, tais como histórias, rituais e símbolos;
- Interpretativismo: Visões da cultura através de uma rede de significados compartilhados (os membros da organização compartilham significados subjetivos);
- Interpretativismo Prático: Visões da cultura através de uma rede de significados compartilhados, bem como a luta de poder criado por uma rede semelhante com significados concorrentes.
Leia mais:
Foto: masterguapohacker.blogspot.com