Home Notícias trabalho O que é inteligência empresarial?

O que é inteligência empresarial?

4 min read
0
Inteligência empresarial , o diferencial na tomadas de decisões
Inteligência empresarial , o diferencial na tomadas de decisões
Inteligência empresarial significa capacidade dos empreendedores e empresários em coletar e organizar informações sobre o mundo de negócios que podem fazer diferença nas horas das tomadas de decisões. Empresas demoram longos anos para prosperarem e poucos segundos à entrada nas condições de bancarrotas.

Em termos gerais, fazer identificação e implantar estratégias eficazes pode fazer diferença entre a concorrência, fato considerável para encontrar o sucesso, visto que com a globalização os ramos de negócios ficam cada vez mais concorridos, principalmente em consequência do alto incentivo que o governo concede aos cidadãos que desejam abrir negócios e por consequência empregar a população.

Qual utilidade da Inteligência empresarial?

A inteligência fornece visões gerais sobre as operações de negócios nos quais a empresa está envolvida durante a vida produtiva. Os objetivos dos conceitos modernos estão no apoio à tomada de decisões. Os sistemas do gênero utilizam tecnologias, aplicações e processos para que sejam feitas análises dos processos dos negócios ou da produção.

Quando começara os estudos de inteligência empresarial?

O termo surgiu pela primeira vez no ano de 1958, em artigo publicado por Hans Peter Luhn, pesquisador da IBM. O pensador definiu inteligência empresarial como “a capacidade de apreender as inter-relações dos fatos apresentados, de forma a orientar a ação para objetivos desejados”. Mais tarde, Forrester Research considerou também fez a sua consideração sobre o conceito: “Conjunto de metodologias, processos, arquiteturas e tecnologias que transformam dados brutos em informações significativas e úteis usadas para habilitar, traçar planos estratégicos, táticos, operacionais e tomadas de decisões”.

Gestão de dados

Dentro do setor de inteligência empresarial o gerenciamento de dados representa ponto elementar. Multinacionais possuem profissionais que são especializados em manter a gestão de maneira qualitativa. Os dados podem ser achados de forma rápida e precisa, desde que exista organização com qualidade.

De qualquer maneira, a inteligência empresarial deve representar prioridade máxima dos negócios. Existem concorrentes que contratam até mesmo espionagem industrial no sentido de acessar os valorosos dados relacionadas com as negociações feitas por grandes corporações. Ao passo que a disponibilidade dos dados se faz necessário para que todos os administradores estejam cientes dos objetivos e valores coorporativos que estão sendo administrados.

Poucos minutos registrando os dados dos negócios representam dias de prosperidade e preparação contra os imprevistos que podem acontecer em níveis mercadológicos. Há diversos fatores que são desenvolvidos em consequência da implantação de negócios. Vale a pena refletir com dados em consideração antes de prosseguir às mudanças que visam melhorar financeira ou produtiva.

Foto: blog.mediabakery.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…