Home Direito O que é PASEP?

O que é PASEP?

4 min read
0
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

Os servidores públicos contam com diversos benefícios estabelecidos por lei. Quem recebe um salário mínimo, por exemplo, pode sacar o dinheiro do abono salarial/PASEP para resolver alguns problemas, que serve como se fosse uma espécie de 14° salário. Saiba mais sobre o PASEP

Principal objetivo do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

O Programa estabelece políticas que visam melhorar as condições financeiras dos servidores públicos com remunerações mínimas pelas horas trabalhadas para o governo. Os saques devem ser realizados em agências do Banco do Brasil. Interessante notar que ao contrário dos servidores, trabalhadores da iniciativa provada realizam o saque na Caixa Econômica Federal.

Além de receber um salário mínimo, os trabalhadores precisam estar com o nome inscrito na Conta BB/PASEP.  Para saber o prazo permitido à realização do saque é necessário seguir a tabela oficial divulgada pelo BB (Banco do Brasil).

Dinheiro esquecido não pode ser resgatado

Os beneficiados que não realizarem os saques dentro dos prazos pré-estipulados deixam de ter direito a quantia, cujo valor é de um salário mínimo. Caso não seja sacado o dinheiro vai para a conta geral do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Novos números para a temporada 2012/13 do PIS/PASEP

O Conselho Deliberativo do FAT aprovou e divulgou o cronograma para a próxima temporada do abono salarial. Na nova contabilização são mais de 21 milhões de brasileiros com direito ao benefício do PIS/PASEP. No ano passado o registro estava na faixa dos 20 milhões, ou seja, na nova temporada, mais trabalhadores devem ser beneficiados com o programa.

Resgate do valor na conta

Existem alguns casos nos quais o dinheiro da conta pode ser resgatado por completo: Compra da casa própria, doenças mortíferas com AIDS e alguns tipos de cânceres, morte do trabalhador (resgate feito somente por familiares de primeiro grau), benefício assistencial para idosos ou deficientes físicos, reforma militar, invalidez permanente ou aposentadoria.

• Cronograma de Pagamento do Abono Salarial 2012/13 PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)

  • Final da inscrição entre 0 e 1: De 15 / 08 / 2012 até 28 / 06 / 2013
  • 2 e 3: De 22 / 08 / 2012 até 28 / 06 / 2013
  • 4 e 5: De 29 / 08 / 2012 até 28 / 06 / 2013
  • 6 e 7: De 05 / 09 / 2012 até 28 / 06 / 2013
  • 8 e 9: De 12 / 09 / 2012 até 28 / 06 / 2013

Foto: wellingtonflagg.blogspot.com.es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…