Home Formação O que é Programa Trainee?

O que é Programa Trainee?

4 min read
0

Em cada começou ou final de ano existem diversas ofertas de programas trainees. É possível dizer que no mercado de trabalho brasileiro as grandes empresas sempre

Saiba que é o Programa Trainee
Saiba que é o Programa Trainee
abrem este tipo de oportunidades, por estarem de olhos nos talentos que ambicionam trabalhar de forma específica na companhia. Ao contrário do estágio, nos programas trainees se faz necessário contratar com contrato CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), isto é, com carteira assinada.

Direitos

Normalmente os programas trainees são direcionados para alunos que estão no último ano. Em algumas vezes é admitido estudantes recém-formados. Com o vínculo trabalhista formal os empregadores devem desembolsar gastos relacionados com os tributos. Os profissionais do gênero possuem direito ao décimo terceiro salário, férias remunerada, FGTS, entre outros benefícios trabalhistas.

Funcionamento

Duram até 1 ano. Durante as atividades os profissionais passam por diversos setores diferentes dentro da companhia, processo conhecido também como job rotation. Profissionais jovens participam de cargos dentro de zonas estratégicas das organizações. Especialistas apontam que os estagiários podem concorrer aos programas trainees. Caso eles sejam efetivados o contrato de trabalho deve ser mudado para CLT como previsto pelas leis trabalhistas brasileiras, que na atualidade estão entre as mais fortes do mundo.

O programa trainee tem objetivo de mostrar ao jovem com perspectiva futura caminho de crescimento rápido dentro da profissão, assumindo por vezes áreas indispensáveis das empresas. São buscados profissionais com perfil de liderança.

Os salários altos junto com a grande perspectiva de crescimento são pontos que fazem sucesso entre os estudantes de nível superior. Porém, com o alto número de ofertas fica um pouco difícil saber por qual caminho percorrer. Necessário ter em mente que os candidatos que disputam diversas chances reduzem as chances de aprovação.

“Recomendamos que os candidatos estudem as empresas antes de se cadastrar para participar do processo seletivo e procurem todas as informações que possam ajudar a escolher a companhia de seu interesse”, afirma a gerente da CIA de Talentos, Cristiani Furlani, em entrevista ao G1.

Como fazer a melhor escolha?

Candidatos possuem dificuldades em encontrar as ofertas certas.  O primeiro passo está em procurar vagas nas empresas que causam identificação. Na sequência é interessante buscar todos os tipos de informações referentes à empresa, tendo assim visão global sobre o local de trabalho. Não fique limitado apenas aos dados que estão disponibilizados na internet. Cultura, valores, visão e missão necessitam de compreensão máxima durante o treinamento por parte dos funcionários que estão em treinamento.

Foto: jhonesoares.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…