Home Formação O que é Reuni?

O que é Reuni?

4 min read
0
Conheça o que é Reuni

Intimamente ligado ao PDE (Plano de Desenvolvimento Social), o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) possui objetivo explícito de expandir a educação superior com qualidade para todo Brasil. Foi instituído de acordo com o Decreto 6.096/2007. Entretanto o projeto começou a ser elaborado em 2003. Os efeitos da iniciativa já podem ser notados segundo a instituição.

Em menos de 10 anos aconteceu expressiva taxa de crescimento dentro do setor graças entre outros fatores do Reuni.  As condições oferecidas para crescimento estão no campo das expansões: Física, acadêmica e pedagógica.

Aumentar o número de vagas para todos os brasileiros, promover novidades no campo pedagógico e combater a evasão de graduandos significam metas a serem cumpridas pelo programa. Dentro suas regras o combate contra as desigualdades representa a grande evidência das suas ações.

Cobre todos os estados da federação. São quase 240 municípios atendidos. Desde o seu surgimento foram criadas 14 novas Universidades / Centros Acadêmicos e 100 novos campus, originando mais vagas e criando cursos novos em inúmeras áreas acadêmicas, seguindo todas as tendências da demanda do mercado do trabalho para efetuar as suas ações com êxito. Possibilitando com que os graduandos que participam do programa terminem os cursos com grandes chances de empregabilidade.

A instituição acredita que as Universidades Federais estão caminhando para a modernidade. Teoricamente investe forte na área de tecnologia, preparando os estudantes para exercerem suas atividades trabalhistas com êxito e conhecimento plenos no aspecto teórico e produtivo.

No site oficial podem ser encontrados editais abertos tanto para quem está começando a vida acadêmica como àqueles que ambicionam fazer algum tipo de especialização. Também acontecem com frequência inúmeras palestras que são divulgadas e apoiadas pelo Reuni em todas as regiões do país. 

Neste sentido, quem ambiciona estar a par de todos os acontecimentos existente no mundo acadêmico federal pode acessar o sistema do Reuni e ficar atento para as novas novidades. Frequentemente grande parte das vagas oferecidas nos Editais acaba sobrando por falta de candidato para assumi-las.

O Programa ambiciona trazer à região sul do país 34 novo campus de Universidades ou instituições acadêmicas até 2014. Este crescimento parte para todo o Brasil, gerando oportunidade aos brasileiros que ambicionam agregar conhecimento acadêmico de qualidade, más não possui reserva financeira para investir em um curso profissionalizante ou na academia. Fique atento com as novidades divulgadas pelo Reuni e melhore a sua perspectiva acadêmica – profissional.

Leia mais
Crescimento Curso Superior na Região Sul
Ensino Superior no Interior da Região Norte

Foto: reuni.mec.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…