Home Formação O que é vestibular?

O que é vestibular?

4 min read
0
Significado de vestibular
Confira o que é vestibular

Há significado maior às instituições públicas por causa da gratuidade e levando em conta os valores altos cobrados por instituições particulares de renome no mercado que aumentam conforme o avanço dos semestres.

Vale ressaltar que não é considerado concurso público, isto é, pessoas com antecedentes criminais ou que possuem “nome sujo” no SERASA podem participar. No MEC existem quase 2.700 universidades autorizadas com processo seletivo composto por vestibular.

Estrutura do vestibular

As estruturas variam de acordo com a instituição que oferece o curso superior. Por vezes as instituições permanecem no mesmo formato ao longo dos anos, o que pode facilitar a vida dos candidatos que estudam antigas avaliações e aumentam o nível de preparo. Leve em conta que setenta por cento das respostas estão na própria alternativa.

Grande parte das instituições de ensino com renome no mercado de trabalho traz sistema dividido por duas fases:

  1. Candidatos precisam responder perguntas de múltiplas escolhas, normalmente com cinco opções para uma resposta por questão. Língua portuguesa, história, geografia, biologia, física, matemática, química e filosofia são matérias com presença garantida.
  2. Apenas pode participar da segunda fase os candidatos aprovados na primeira etapa. Necessário responder perguntas focadas de acordo com o curso escolhido. Por exemplo, candidatos de engenharia respondem questões sobre português, matemática, química e física. Respostas escritas e argumentadas de modo objetivo.

Mundo virtual

Na atualidade existem os vestibulares que acontecem via internet, na qual o sistema precisa aplicar métodos de vigilância sobre as ações de candidatos.

Representa processo de seleção para que estudantes ingressem nos cursos superiores em níveis acadêmicos, seja em faculdade ou universidade. Também presente ao ingresso de cursos do ensino-médio ou técnico. Grande parte da população ambiciona participar de provas a disputar carreiras ao ensino público.

Universidade sem vestibular

Com programas sociais como o PROUNI, parte dos cidadãos (negros, índios e pardos) não participa do vestibular para ingressar nas universidades.

No Brasil o sistema de cotas públicas gera críticas por parte da opinião pública, que considera a falta de chances iguais como abalo direto ao sistema democrático de igualdade.

Defensores da distribuição de vagas sem vestibular para as etnias menos favoráveis apontam que as raças defendidas foram exploradas desde a colonização europeia, considerando então a regra parte do pouco a ser concedido ao povo que construiu o país com suor e falta de cooperação social do poder público, representando então pequena parcela do necessário a chegar próximo dos vieses democráticos.

Leia mais:

Foto: cpaceafm.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…