
A sociedade é intimamente dependente deste tipo de profissional. Desde o começo da humanidade os homens já notavam que não existiam recursos naturais para toda coletividade. Neste sentido, poupar foi à solução que as nações encontraram. Passados milhares de anos até a atualidade, percebe-se que a função do economista contemporânea continua parecida com a do passado. Justamente por isso que a matéria não está intimamente ligada com ganhar dinheiro, bens e serviços, mas sim com poupar e saber distribuir os mesmos.Entenda melhor o que faz um economista e saiba se esta é a profissão correta para sua carreia profissional.
É necessário fazer bacharel de 4 anos para se tornar um economista. Durante o curso é indispensável realizar estágio para conseguir lugar de destaque no mercado de trabalho na hora da conquista do diploma.
Na prática, este é o estudo que está relacionado com as distribuições de bens e serviços para a sociedade e cidadãos que nela residem. Sua figura é essencial na administração pública, entretanto muitas empresas da iniciativa privada demandam economistas por inúmeros motivos.
Ressalta-se que este profissional não lida apenas com trâmites que envolvem dinheiro diretamente, mas sim com outros aspectos como: Análises, planos financeiros, ou outros aspectos que envolvam administração ou até mesmo contabilidade.
Este é um dos trabalhadores mais flexíveis de todo mercado de trabalho. Podendo atuar em diversos tipos de negócio e realizando diversas funções quantitativas ou qualitativas.
Com seus conselhos os investidores arrecadam mais renda. O mercado de ações é um dos locais mais almejados devido à circulação de dinheiro existente nas transações que na prática explicitam como está a saúde financeira do próprio país.
Nas empresas é responsável pelo desenvolvimento de diversos planos para solucionar problemáticas financeiras, econômicas ou administrativas, sempre aproveitando e aplicando os conceitos aprendidos na academia nestas três esferas básicas.
Comércio, indústria e serviços são as três grandes essências que todo o bom economista deve possuir conhecimento plenamente. É necessário saber criar, administrar e contabilizar em todos os planos básicos da produção das sociedades, populacionais ou de capitais sociais reunidos.
Pós-graduação: Depois de conquistar o diploma é necessário escolher em qual caminho se especializar, macroeconomia ou microeconomia. A primeira opção lida com temas relacionados com licitações públicas, geração de empregos, intervencionismo do governo na economia, entre outros temas ligados a problemáticas de maiores amplitudes. Já na segundo o profissional deve trabalhar dentro de empresas, sempre desempenhando papéis para contribuir com a produção e renda dos empreendimentos.