Home Formação O que fazer após o Ensino Médio? Por Onde Começar?

O que fazer após o Ensino Médio? Por Onde Começar?

4 min read
0
Confira que fazer depois de concluir o Ensino Médio.

Dúvida que atormenta a maioria dos jovens, é importante entender que as oportunidades aparecem na forma que esperamos
Em um mundo ideal, o estudante só pensaria em adentrar ao mercado de trabalho após algum tempo de estudo no ensino superior, quando o estágio se mostra necessário para o seu desenvolvimento profissional.

Mas, infelizmente, essa não é a realidade no Brasil: a maioria das instituições de graduação são particulares e grande parte dos estudantes que frequentam esses locais precisam trabalhar para conseguir arcar com as despesas desse tipo de estudo (transporte, livros, alimentação etc).

Então, ao final do Ensino Médio, é normal que muitos estudantes começam a fazer a seguinte pergunta: como vou começar a trabalhar? Existem maneiras e maneiras, mas algumas dicas podem te ajudar durante o caminho:

  • Faça um currículo: parece uma dica bastante simples. Porém, muitos candidatos a uma vaga de emprego (até mesmo pessoas que possuem uma vida profissional interessante perdem pontos por não saber estruturar um currículo da maneira correta). Saber o que colocar e o que não colocar nesse documento pode ser decisivo para uma entrevista. Conferir alguns modelos de currículos ajudam a ter uma noção de que tipo de dados as empresas gostam de saber em um primeiro contato.
  • Aproveite as oportunidades: vagas de trabalho temporário, que surgem em abundância nessa época do ano pode ser um bom começo, principalmente para quem ainda não sabe qual caminho deseja seguir. Também serve de grande ajuda para entender a dinâmica da vida profissional, algo que só se aprende na prática, trabalhando mesmo.
  • Se já sabe o que deseja cursar, melhor ainda: assim você pode procurar por locais que possam vir a lhe abrir as portas no futuro. Mesmo que, quando estiver estudando, a vaga tão desejada não surgir no local onde se está trabalhando, só a sua vivência num ambiente similar já conta pontos em entrevistas de estágio.
  • Procure instituições que possam te ajudar: o Centro de Integração Empresa- Escola Ciee oferece cursos de capacitação, que preparam os jovens para atender às expectativas do mercado de trabalho (proatividade, desenvoltura, saber atuar em equipe etc), além de disponibilizar cursos online e vagas de estágio. É normal ficar com dúvidas ou medos durante essa época, onde um ciclo de vários anos se fecha e tantas mudanças acontecem na vida. Mas, com calma, determinação, curiosidade e vontade de progredir, a estrada tende se tornar mais clara.

Confira como concluir o Ensino Fundamental ou Médio.

Foto: Osvaldo Igounet na Picasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …