Home Dicas para o trabalhador O que o monge e o executivo tem

O que o monge e o executivo tem

4 min read
0
O livro o Monge e o Executivo
O monge e o executivo
Independente da sua profissão ou interesse pela leitura, é bem provável que você já tenha ouvido falar de “O Monge e o Executivo”, já que há 8 anos ele aparece entre os 10 livros mais vendidos no País na categoria de autoajuda, batendo diversos recordes de permanência. Mas o que ele tem de tão inspirador?

A narrativa do livro gira em torno da liderança e de como se tornar um bom líder. Divido em sete capítulos, o autor, James C. Hunter, utiliza-se de vários recursos da escrita, como parábolas e metáforas, para que tanto o leitor mais instruído como o leigo consiga apreender de forma prática e clara as características dos liderantes.

E quais são elas?

“Em poucas palavras, a liderança é uma questão de amar as pessoas de verdade, identificando e satisfazendo suas necessidades legítimas. Amar é se doar para ajudar os demais a alcançarem o melhor de si.“, explica o próprio autor, em uma parte do livro.

Hunter constrói todo seu texto em torno da história de Jonh Daily, um executivo de sucesso que, de repente, percebe suas falhas como chefe, pai e marido. Procurando recuperar o tempo perdido, Daily se refugia em um mosteiro beneditino que está sob o comando do frade Leonard Hoffman, que também já foi um homem de negócios, mas que resolveu mudar o rumo da sua vida para outro que julgava mais gratificante.

Hoffman ensina a Daily e a outros empresários como se tornar uma pessoa e, consequentemente, chefe melhor. E esse ensinamento acontece por meio de vários conceitos explicados no livro, entre eles:

  • O líder de verdade não é aquele que apenas dita ordens e espera que sejam bem executadas; mas sim a pessoa que trabalha junto com seus liderados e os ajuda a alcançar as metas que foram propostas;
  • Seu modo de liderar deve estar intrinsecamente de acordo com os valores e atitudes nos quais você acredita, pois só assim você terá confiança nas decisões tomadas;
  • Não pense que existe apenas “o” caminho para ser um bom líder: você pode criar processos diferentes dos normalmente executados se achar que, assim, conseguirá resultados mais apurados. Não tenha medo de inovar, se perceber que isso irá trazer melhorias para todos;

Ficou interessado? Procure “O Monge e o Executivo” em uma livraria ou biblioteca perto da sua casa, ou vá a um sebo: você consegue encontra-lo com facilidade. É uma história inspiradora, que pode ajudar tanto a sua vida profissional como a pessoal.

Foto: sitededescontos.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …