Home Dicas para o trabalhador O que realmente significa crescimento profissional

O que realmente significa crescimento profissional

5 min read
0
O crescimiento profissional
Desempenho na carreira profissional

Como você mede seu desempenho na carreira? Para os iniciantes, o cargo atual e salário recebido são os fatores fundamentais que nivelam o seu nível de sucesso. Mas eles realmente são os únicos que contam?

Apesar da sua importância indiscutível, é necessário prestar atenção a uma característica pouco avaliada no início mas que pode ser decisiva para seu sucesso no futuro: a maneira como os colegas que trabalham ao seu lado te veem.

O networking é uma das melhores ferramentas utilizadas por um profissional de sucesso, mas ela só é útil quando você conquista as boas graças dos seus colegas de trabalho, desde a chefia até seus pares, o que nem sempre é fácil assim.

Não sabe se está no caminho certo para conseguir uma trajetória vitoriosa?  Confira algumas situações que te ajudam a perceber se você tem mais pontos positivos do que negativos no ambiente corporativo:

  • Maior reconhecimento: para mensurar o quão grande foi a evolução sobre como você é visto pelas pessoas a seu redor, é necessário fazer um retrospecto. Pense  em como você era tratado nas primeiras semanas que entrou na empresa, no meio do seu período de permanência e na sua atual fase. Se você sentir-se mais considerado e respeitado pelos outros, certamente você foi bem sucedido na tarefa de se fazer respeito pelos outros como profissional.
  • Responsabilidades diferentes: além das tarefas já previstas no escopo, você é convidado a participar de projetos mais voltados para gestão ou estratégia ou qualquer atividade que envolva pessoas com cargos ou posições maiores? Se você se identificou com pelo menos um dos casos é um sinal de que seus superiores enxergam você como alguém que já domina suas atividades diárias e que já pode ser preparado para assumir funções que exijam mais conhecimento e experiência.
  • Consultoria: passar a ser conhecido como referência em sua área é um ótimo indicador de  que você está guiando sua carreira em um rumo certo. Ser convidado para brainstorms, receber ligações ou “visitas” em sua mesa  de outros colaboradores com perguntas, dúvidas ou curiosidades  sobre sua área são atitudes que evidenciam sua ascensão no local de trabalho.
  • Confiança: se você ainda tem dúvida se está crescendo ou não em seu ambiente de trabalho, preste atenção na maneira como seus superiores tratam você. Quando você tem autonomia para fazer seu trabalho, se eles ouvem aquilo que você tem a dizer, te convidam constantemente a dar sua opinião sobre determinado assunto e te consultam quando possuem dúvidas a respeito das novidades da área de atuação, então você realmente é reconhecido por eles como um profissional competente, dedicado e valioso.

É claro que o salário é um fator que conta de forma essencial para o trabalhador. Mas ele, em conjunto com uma promoção, normalmente apenas chega após um longo caminho a ser cumprido, e ter uma ótima avaliação por todos  ao seu redor faz parte desse processo.

Foto: executivajr.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …