Home Profissões O que um bacharel em psicologia faz?

O que um bacharel em psicologia faz?

4 min read
0
Conheça o que um bacharel em psicologia faz

A psicologia está ligada aos inúmeros fenômenos psíquicos oriundos do comportamento humano em inúmeros níveis. Com o mundo ficando cada vez mais estressado, a demanda deste profissional aumenta diariamente, sendo esta considerada uma das grandes profissões do futuro também por este motivo. Sua função primordial é curar prevenir distúrbios causados no cérebro fruto da personalidade ou emoção do paciente. Descubra o que um bacharel em psicologia faz e veja se esta é a escolha certa para sua carreia profissional.

Itinerário: Seu trabalho está cercado por problemas que devem ser resolvidos com os conceitos aprendidos na academia fruto de muita leitura na área. Todos os traços comportamentais devem ser analisados enquanto que os pacientes revelam sua visão diante problemáticas do próprio cotidiano. Este curso é indicado principalmente para quem aprecia leituras com alto nível conceitual, cheio de jargões complexos reservados para os profundamente interessados nesta área.

Mercado de trabalho: Interessante notar que os planos de saúde atualmente buscam de forma constante por novas clínicas para compor sua área de atendimento. Pode atuar em consultórios, clínicas, hospitais e outras instituições que demandam de constante tratamento para seus colaborados ou credenciados.

Algumas equipes esportivas procuram este profissional no intuito de resolver problemáticas que podem acabar com desempenhos coletivos, abrindo um novo caminho à psicologia esportiva. Possui campo de atuação bastante amplo também no campo da orientação profissional, principalmente em escolas ou instituições preparadas em preparar trabalhadores para o mercado de trabalho.

O processo de recrutamento e treinamento de trabalhadores em empresas quando realizados qualificadamente sempre possui algum selecionador com esta formação. Os programas direcionados para aumentar a autoestima ou adaptação dos funcionários também são traçadas pelo psicólogo. Participa ativamente das ações de marketing principalmente no que tange as pesquisas de mercado. Interessante notar que atualmente diversos editais de concursos públicos demandam psicólogos para atuar em variados postos de trabalho.

Para exercer esta profissão de forma legal é necessário possuir registro no Conselho Regional de Psicologia. A renumeração oficial pata este tipo de profissional gira em torno de R$ 1,8 mil segundo o próprio Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Ambulatórios e Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo. Profissionais que cobram por consulta podem cobrar preço de até R$ 122 pela hora consultada.

Há inúmeras instituições de ensino superior que disponibilizam especializações em diversos campos diferentes que surgem diariamente neste mercado que se renova rotineiramente. As pós-graduações mais relacionadas da atualidade estão ligadas campo da psicologia do trabalho com ações relacionadas com recrutamento de trabalhadores.

Leia mais

As 10 profissões do futuro
As 10 piores profissões do mundo

Foto: socialblabla.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…