Home Formação Por que fazer o Enem vale à pena? Na Dúvida, Faça!

Por que fazer o Enem vale à pena? Na Dúvida, Faça!

4 min read
0
Devo Fazer o Enem?

As vantagens de realizar o Enem. Na dúvida devo fazer. Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, consiste-se na aplicação de uma prova, feita em dois dias, que serve como ferramenta de avaliação da qualidade do Ensino Médio no Brasil, além de ser um passo fundamental para a inclusão do ProUni, que oferece bolsas com descontos que variam de 50 a 100%.

Na última edição, cerca de seis milhões de estudantes passaram os dias 22 e 23 de outubro dentro de uma sala de aula para fazer a prova, que conta com cada vez mais adeptos. Porém, desde o ano de 2009 o exame passou a ser visto com desconfiança por muitas instituições de ensino devido à descoberta de fraudes ocorridas, desde a entrega de provas a pessoas não autorizadas até a transmissão de respostas durante a realização do teste. Conheça o Enem!

Então você pode estar se perguntando: por qual motivo fazer uma prova que não é vista com credibilidade e que não é aceita pelas principais universidades públicas? Porque, apesar de todos os casos de adulteração, o modo como a prova é desenvolvida provavelmente será o modelo usado futuramente por todas as instituições de ensino.

A prova aplicada no Enem prioriza o raciocínio do estudante. A maioria das opções não pode ser respondida de imediato: elas foram elaboradas de forma que o aluno precisa pensar de forma crítica para saber qual é a alternativa certa. O que significa o fim do “método decoreba” em que só bastava ter na mente todas as combinações possíveis e marcá-las na prova, isentando o aluno da necessidade de avaliação e pensamento.

Por isso que essa é uma prova mais cansativa do que as normalmente feitas: os enunciados são longos e as respostas nunca são exibidas de uma forma pronta, fazendo com que o aluno tenha que adequar a sua resposta mental ao que está relacionado em cada uma das alternativas.

Além do mais muitas são as instituições de ensino que utilizam o ProUni para a concessão de bolsas e, desde 2010 a nota desse exame passou a ser obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, também conhecido como Fies.

Além disso, para quem deseja além de conseguir uma vaga no ProUni, saber se realmente absorveu o conteúdo ministrado durante o Ensino Médio e se está preparado para encarar o Ensino Superior, o Enem se mostra uma ótima alternativa!

Para conferir dicas de estudo, clique aqui!

Foto: Vera Berger no Corbis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …