
Os cruzeiros continuam glamourizados? Não há dúvidas. Mas estão, de longe, muito mais acessíveis ao público do que há 15 anos atrás, quando apenas navios estrangeiros ancoravam no país e o dólar era a moeda corrente.
Com a valorização do real e o crescimento de renda da classe C, muitas agências de turismo acabaram criando pacotes que contemplam de três a cinco dias dentro de um navio e com o real como moeda de compra e venda, o que aumentou consideravelmente o número de brasileiros que se aventuram em alto mar.
Assim como viajar, trabalhar em um navio também se tornou algo possível, pois as companhias de cruzeiros começaram a fazer o recrutamento em terras tupiniquins, já que são muitos os navios que partem daqui.
Antes de se candidatar a uma vaga, é necessário que o aspirante a candidato preencha os seguintes requisitos:
Disponibilidade para passar longos períodos fora de casa: isso parece até óbvio, mas é importante que a pessoa tenha consciência de que, dependendo do destino final do cruzeiro, ele pode ficar até quase um ano longe de sua terra natal. E não são todos os que possuem estrutura pra isso.
Excelência na língua inglesa: lamento informar, mas dificilmente você conseguirá uma vaga apenas com um nível intermediário, a não ser que o seu trabalho seja exclusivamente interno e não permita contato com os turistas e você tenha conhecimento dos jargões técnicos da área em que trabalha.
Caso contrário, você será abordado constantemente por turistas que lhe farão as perguntas mais descabidas possíveis, o que necessita um maior jogo de cintura. Antes de se candidatar, vale a pena se empenhar um pouco na melhora do idioma britânico, opções não faltam, algumas mesmo até gratuitas.
Preenchendo esses requisitos, você pode se considerar apto a buscar uma vaga. Para isso você deve procurar uma agência de recrutamento especializada em cruzeiros ou tentar um contato direto com a empresa, por meio do “Trabalhe Conosco” que geralmente fica no site da companhia.
É importante definir bem para quais ocupações você tem mais chances de executar bem e colocá-las no currículo (as empresas não encaram muito bem os candidatos que “topam qualquer parada”). Durante a entrevista, mostre-se animado, sociável, educado e com muita vontade de conseguir a vaga.
Se tudo der certo, em alguns dias você receberá uma carta informando sua aprovação e explicando a data do embarque e alguns detalhes sobre o navio. A partir de então, basta conseguir os documentos necessários para trabalhar no navio e encaminhá-los para a empresa.
E boa viagem!
Veia mais vagas de emprego em cruzeiros marítimos aqui.
Foto: turismobahia no Flickr
Fatima
7 outubro, 2011 at 8:43 am
Eu gostaria de trabalhar como camareira como devo proceder?
michele
7 abril, 2012 at 6:57 pm
porque é o sonho trabalhar em um navio luxuoso e cheio de gente bonita