Home Formação Por que um curso de oratória é importante?

Por que um curso de oratória é importante?

4 min read
1
Um curso de oratória pode ser um diferencial no mercado de trabalho

Não é segredo que a vida profissional está cada vez mais acirrada: com a elevação do padrão de vida, é cada vez maior o número de pessoas que procuram se qualificar para o mercado de trabalho, seja através de cursos de informática, idiomas, curso técnico, faculdade etc. O resultado disso é que para cada vaga aberta o selecionador se depara com uma pilha de currículos de candidatos com trajetórias profissionais semelhantes. Então a regra da vez é: procure um diferencial.

Um curso de oratória se encaixa nessa categoria por ajudar o trabalhador tanto no momento da seleção (desenvolvendo as suas ideias de maneira articulada e com segurança), como durante a sua vida trabalhista, pois é quase certo que em alguma situação ele será chamado para falar em público sobre determinado tema. E nos dias atuais em que a excelência já virou padrão, os métodos que ajudem a melhorar a produtividade, evoluir como profissional e se destacar no meio em que vive são mais do que bem-vindos.

E o profissional não tem que se preocupar apenas se está falando num tom de voz em que todos possam ouvir: é necessário falar de maneira clara, usando um timbre que transmita segurança e credibilidade, evitar ao máximo os vícios de linguagem (os famosos “ãhn” ou “éééé”), gírias e palavrões.

A postura corporal também se mostra importante quando se trata de atrair a atenção do público: é recomendável que, numa apresentação, o orador fique de pé, numa postura ereta, evitando cruzar os braços e ou colocar as mãos no bolso e gesticulando o mínimo possível. São pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença para que a mensagem que está sendo passada chegue até aqueles que a estão ouvindo.

Os cursos são de curta duração e normalmente abordam temas como práticas de oratória, vícios de linguagem; postura, gestual, movimentação, medo, ansiedade, estruturação do discurso; impostação de voz, treinamento de postura, expressão facial, criar empatia, argumentar e desenvolver o argumento, falar naturalmente e técnicas de improviso.

Existem na internet diversos sites e páginas que dão dicas sobre o tema e até oferecem um curso online de maneira gratuita. Para quem deseja aulas presenciais,  pode consultar o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) que oferece de tempos em tempos os  cursos “A arte de falar em público” e “Enfrentando a timidez” ou o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) que também  ministra esse curso de aprimoramento profissional.

Foto: MENTOR CHILE Consultoría – Nacional e Internacional de excelencia

One Comment

  1. Raquel P

    16 maio, 2011 at 11:33 am

    Monica muito obrigado por este conselho é realmente importante em uma entrevista de trabalho para definir claramente os conhecimentos e habilidades para fazer uma boa impressão

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …