Home Direito Previdência Social: reflexões e desafios

Previdência Social: reflexões e desafios

4 min read
0
E-book Reflexões e Desafios da Previdência Social
E-book Reflexões e Desafios da Previdência Social
A Secretaria de Políticas e o Departamento de Regimes, ambos do Ministério da Previdência Social, possuem o trabalho intitulado “Reflexões e Desafios”. Obra com quase trezentas páginas que traz quase todo o panorama geral deste benefício trabalhista.

Na carta de apresentação o ministro José Pimentel afirma que a Previdência Social Brasileira representa patrimônio do trabalhador e de sua família. Aos longos das oito décadas da sua idade se transformou em um complexo sistema que a atualidade está entre as oito maiores do mundo.

A principal incumbência do programa está em fornecer cobertura social aos contribuintes. Estatísticas apontam que a cobertura dos brasileiros ativos na economia está aumentando em cada ano, principalmente com os quase quarenta milhões de brasileiros que chegaram à classe média.

Pimentel aponta que a cobertura realizada pelos idosos coloca o Brasil em patamares qualitativos se comparado mesmo com outras nações desenvolvidas. Características que geram orgulho e ao mesmo tempo possibilita maior renda em cada ano. Interessante notar que a qualidade dos atendimentos também está melhor se comparada com a oferecida pelo menos há dez anos.

O ministro afirma que “foram tomadas medidas de gestão visando oferecer um atendimento simplificado e resolutivo, com a implantação do reconhecimento automático de direitos”. O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) representa paradigma das palavras publicadas por José Pimentel – Feito para que aconteça a comprovação de contribuições e demais vínculos.

Cobertura Previdenciária

Outra preocupação do Ministério da Previdência Social está na cobertura previdenciária. “Já estamos preocupados com os futuros segurados, os jovens que ainda não entraram no mercado de trabalho e com aqueles que ainda estão por nascer. Serão eles que, em algumas décadas, estarão contribuindo para os regimes previdenciários e, por meio de suas contribuições, financiando os benefícios da atual geração de trabalhadores”, diz Pimentel.

De certa forma os mais jovens precisam de sistema previdenciário sadio, sustentável e que acima de tudo garanta a proteção social, principal função da Previdência Social há quase cem anos. A imagem de que a Previdência é apenas mais uma conta para se pagar deve ser modificada.

Em termos gerais o Brasil da atualidade está mais rico e democrático. Está aumentando a participação de pessoas ativas na economia. Porém, a história do mundo já comprovou que os períodos de riquezas acabam. Nestes momentos em que o país precisa estar preparado para continuar garantindo a participação da população idosa em números elevados.

Clique aqui e acesse o e-book: Previdência Social: Reflexões e Desafios.

Foto: carlosalexlima.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…