Home Formação Primeiro mestrado a distância foca professor da rede pública

Primeiro mestrado a distância foca professor da rede pública

4 min read
0
Aconteceu o primeiro mestrado a distância que foca professor da rede pública

Em 2011 aconteceu o primeiro mestrado a distância que foca professor da rede pública. O programa Profmat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) selecionou 1152 candidatos em uma prova de 35 questões alternativas mais outras três discursivas. Este é considerado o primeiro programa de mestrado à distância focado na rede pública, organizado por governantes, mais precisamente pelo sistema UAB (Universidade Aberta Papara Todos). Está focado precisamente para quem já possui graduação em matemática.

Coordenadores do projeto

Uma grande rede de quase 60 instituições de ensino preparadas tecnologicamente localizadas em todo o Brasil. Quem também coordena este projeto é a SBM (Sociedade Brasileira da Matemática) que participa na seleção de todos os conteúdos oferecidos nas grades acadêmicas. Interessante notar que a Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) também patrocina bolsa de estudos relacionados com mestrando matemáticos.

Formato dos Cursos

Durante o aprendizado os alunos também devem comparecer alguns dias na universidade, principalmente para fazer provas no intuito de testar as habilidades aprendidas no mundo cibernético. Os cursos semipresenciais apresentam atividades presenciais ocorrem algumas vezes por semana. Entretanto, as mesmas podem ser desempenhadas na sexta ou finais de semana. Estudantes precisam de pelo menos 3h presenciais semanalmente, mais seis realizadas via internet.

Vale ressaltar que mesmo quem não possui computador pode participar do ensino a distância, basta frequentar os laboratórios de informática das universidades onde a matrícula foi realizada. Entretanto, a grande maioria dos candidatos certamente usufrui do ensino a distâncias no conforto de própria residência. As instituições também possuem a incumbência de elaborar materiais didáticos próprios, fornecendo gratuitamente os mesmo pra todos os matriculados nas instituições.

Nos dois primeiros meses do ano passado as primeiras atividades forma realizadas presencialmente. Sendo concedida pelo menos uma aula por semana com 3h de duração. Porém, as próximas edições já devem contar com o calendário normal desde o início. Aulas concedidas em todas as instituições cadastradas e que participam deste respectivo programa de ensino.

Os calendários letivos são definidos pelas próprias instituições de ensino. Muitas delas elaboram programas adaptados ao período de férias existentes em cada região do país. Este mestrado profissional pode ser conquistado em pelo menos quatro semanas de estudo, existindo uma aula pelo menos uma vez nos dias uteis.

No campo de matemática este mestrado profissional possui praticamente o mesmo nível do conquistado em nível acadêmico no mercado. O objetivo principal deste programa é estimular a formação continuada dos professores da rede pública de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…