Home Entrevista de emprego Principais erros em entrevistas de emprego

Principais erros em entrevistas de emprego

5 min read
0
A entrevista de emprego é uma das etapas principais na seleção de emprego

Existem alguns erros que são considerados extremamente eliminatórios em um processo de seleção. O candidato deve ficar atento a certos requisitos indispensáveis nesta hora tensa da vida. Decotes, roupas curtas, maquiagem carregada e tênis, todos estes elementos extremamente prejudiciais de acordo com a maioria dos especialistas em RH. Conheça quais são os principais erros cometidos em entrevistas de empregos.

Roupa errada: Ser conservador é muito melhor do que ser liberal. Um avaliador não se importa tanto com o conservadorismo do traje, isso acontece bastante quando candidatos que vão às entrevistas trajando ternos em um ambiente de trabalho informal no que tange às vestes dos funcionários.

Nervosismo: A maioria dos empreendimentos no mundo almeja contratar funcionários que não sejam afetados por trabalho sob pressão. O homem é passível a ela, contudo, na hora da entrevista o candidato não pode se esquecer de falar informações cruciais sobre seu currículo. Evite o gaguejo treinando antes o discurso.

Discurso fraco: Às vezes o candidato possui exime currículo, mas baixo poder de comunicação. Um tom de voz firme (mais indicado) é sinônimo de segurança e confiança. Quem fala baixo ou se expressa mal normalmente não possui muita energia, e quem grita falando está sujeito a ser medido como agressivo. Para título de informação, durante o discurso jamais fale mal das antigas empresas por onde passou. Estude e alinhe um discurso preparado sobre os principais motivos de entrada e saída dos empregos passados. Falar a verdade não é algo negativo, pois representa maturidade agregada com a experiência.

Português incorreto: Devemos evitar as gírias nos linguajares rotineiros, somente assim é possível tirá-las das nossas orações formais.  É na hora da tensão que o homem conversa de acordo com o seu real poder de linguagem. Se uma pessoa sofre pressão e fala gírias ou palavras consideradas de baixo escalão, naturalmente que o mesmo ocorre no seu dia a dia. Revise bastante o currículo, qualquer desatenção pode ser crucial, lembre-se que em uma entrevista de emprego todos os detalhes são fundamentais.

Currículos mentirosos: Este elemento é rapidamente notado pelos selecionadores que possuem longos anos de experiência em detectar este tipo de gafe no meio da entrevista. Neste âmbito se encontra o exagero, funcionários proativos não são vistos positivamente em todas as seleções. Às vezes, o exagero acaba ultrapassando as reais funções do posto, com isso os selecionadores possuem dúvidas tanto sobre a veracidade das informações descritas no currículo quanto no tempo em que o candidato almeja permanecer no cargo oferecido.

Falta de conhecimento da empresa: Hoje em dia é muito fácil averiguar diversos tipos de informações via internet, principalmente sobre as empresas que almejam contratar. Se o selecionador perguntar isto e o aspirante à vaga não souber responder, esteja certo, o mesmo está prontamente desclassificado do processo seletivo.

Leia mais

Saiba como se vestir em uma entrevista de emprego

O Valor da sinceridade em uma entrevista de emprego

Perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego

Dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego

Foto: bpsusf no Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…