Home Profissões Profissão: Analista de Redes Sociais (Parte II)

Profissão: Analista de Redes Sociais (Parte II)

4 min read
0
Como ser analista de Redes Sociais
Como ser analista de Redes Sociais

No primeiro artigo ficou evidenciado que profissionais ligados com Comunicação Social possuem amplo espaço nesta profissão que ainda é nova no mercado de trabalho. Como conhecimentos necessários, além das leituras teóricas, trabalhadores precisam estar cadastrados em todas as grandes mídias sociais, utilizando as mesmas praticamente de forma diária. Poder de escrita e criatividade para gerar informações também são pontos altamente considerados. Confira algumas características adicionais sobre a profissão de Analista de Redes Sociais.

Aproximadamente 70% das empresas existentes nos 10 maiores países do mundo contam com presença nas mídias sociais. Toda demanda existente deste público alvo necessita ser administrada pelo profissional que gerencia estes ambientes corporativos.

Antigamente este fenômeno não era medido qualificadamente pelos empresários, visto apenas como brincadeira de alguns usuários. Tudo começou de forma um pouco amadora, assim como os primórdios da internet. Aos poucos a atividade foi ganhando caráter profissional, sendo considerada por muitos especialistas como uma das profissões que possuem maior futuro no mercado. 

Atualmente existem escolas virtuais que iniciam cursos especializados nesta área direcionados para todas as demandas acadêmicas, desde alunos que ainda cursam ensino médio até profissionais graduados que ambicionam atualização. O conteúdo está intimamente relacionado com as seguintes plataformas: Twitter, Facebook, Youtube e Blog.

Também são ensinadas estratégias no intuito de integrar as mídias sociais em campanhas de marketing digital. Inúmeras marcas ganham respectivo espaço sem gastar muito dinheiro, pois a maioria das redes sociais é gratuita. Pequenas estruturas podem levar apenas o computador, ligação com a internet e os trabalhadores.

Eddie Gomes, especialista em Mídias Sociais, responsável por curso realizado pela empresa Mesa de Marketing afirma que “essa é uma proposta inovadora, pois além da teoria conceitual, indicações e planejamento de gestão, o curso oferece o passo a passo de cada rede social individualmente, desde a sua configuração, até a gestão de conteúdos no dia a dia”.

Formação Profissional!

Alguns cursos acadêmicos possuem esta formação na grade. Entretanto, não existem cursos consolidados em épocas contemporâneas, justamente por se tornar um fenômeno que evoluiu rapidamente em poucos anos. Escritores de livros relacionados com a temática estão começando a se prosperar agora nas livrarias e na internet.

Alguns especialistas indicam que a tendência atual é buscar aprimoramento no próprio campo de trabalho. Com a prática podem ser idealizadas novas estruturas criativas que são cruciais para empresas gerarem campanhas publicitárias e assistência sem gastar fortunas elaborando grandes equipes e equipamentos caros. Elemento crucial, principalmente durante época de crise mundial.

Confira outras informações sobre profissões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…