Home Profissões Profissões: Recrutamento de Seleção; Recursos Humanos

Profissões: Recrutamento de Seleção; Recursos Humanos

5 min read
0
Conheça o que faz o profissional de Recursos Humanos
Conheça o que faz o profissional de Recursos Humanos

Escolher quais são os melhores profissionais para trabalhar em empresas não representa trabalho fácil de ser realizado. Hoje em dia o mercado está competitivo e poucos profissionais se apresentam com formação 100% qualificada. Empresas sabem que manter funcionários formais custa caro para o fluxo de caixa. Sendo assim, os mesmos empreendedores precisam de selecionadores de vagas que exerçam qualificadamente os processos de seleção. Conheças as características do mercado dos Recrutadores de Seleção.

Especialistas indicam que não existe curso específico para seguir nesta área com tanta diversidade nas escolas técnicas e de ensino superior. Entretanto, psicologia, pedagogia e administração de empresas são três áreas avidamente desejadas pelos empregadores. Profissionais precisam conhecer toda história da corporação, além de possuir exime conhecimento sobre o mercado na área. Estes dois aspectos são indispensáveis para brilhar na profissão.  

Características indispensáveis

Observação, percepção, criatividade e senso de responsabilidade representam pontos necessários nos pré-requisitos. Elementos necessários para realizar análises quantitativas e qualitativas de forma qualificada, contratando funcionários ideais para diferentes postos de trabalho. Requisitos que também ajudam na formulação de planos ou condições inovadoras para contratação de profissionais qualificados. Normalmente nos processos de seleção existem dois aspectos extremamente importantes: Comportamento e conhecimento técnico.

Recrutadores precisam saber ouvir e compreender inúmeras percepções dos candidatos. Imagem, gestos, tom de voz e nível de veracidade necessitam ser analisadas com bastante cuidado, aplicando conceitos empíricos para realizar análises. Na prática, precisa compreender nas entrelinhas se as capacidades dos candidatos correspondem pragmaticamente às demandas do setor oferecido pela empresa.

Conhecimento organizacional

Recrutadores precisam entender todas as regras da empresa praticamente de forma decorada, mesmo àquelas que não estão escritas nos manuais, presente implicitamente em todos os setores dos ambientes de trabalho. Análises dos perfis dos concorrentes somente podem ser traçadas claramente quando existe cultura organizacional servindo como base comparativa. 

Selecionadores necessitam realizar diversos recursos durante as entrevistas de emprego para medir capacidades de candidatos, desde formulação de perguntas até das dinâmicas em grupo. Entretanto, normalmente a decisão final sempre caberá aos diretores da organização.

Conhecimentos sobre demandas dos postos de trabalhos nos setores da organização também fazem parte das rotinas administrativas. Hoje em dia, demonstrar cortes nas despesas representa elemento necessário, principalmente em épocas de crise, quando não existe certeza do que acontecerá daqui a alguns meses no aspecto econômico.

Há postos de trabalho que não possuem mais funções pragmáticas à corporação e precisam passar por extinção realizada pelos recrutadores que encaminham os trabalhadores para outras funções demandadas internamente.

Leias mais:
Conheça as profissões do futuro
Lista das 10 piores profissões do mundo
Lista das 10 melhores profissões do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…