
Representa método utilizado para medir as capacidades dos candidatos em responder questões de conhecimentos gerais e específicos para o ingresso de vaga na universidade pública ou da iniciativa privada.
Estrutura da prova do vestibular
As estruturas das provas variam de acordo com a instituição que oferece o curso superior. Interessante notar que por vezes o formato persiste ao longo dos anos, o que pode facilitar a vida dos candidatos que estudam antigas avaliações e aumentam o nível de preparo, levando em conta que setenta por cento das respostas estão na própria alternativa. Grande parte das instituições de ensino com renome no mercado de trabalho traz sistema dividido por duas fases:
Na primeira fase a maioria é eliminada. Necessário responder perguntas de múltiplas escolhas, de modo usual compostas com cinco opções para uma resposta por questão. Português, história, geografia, biologia, física, matemática, química e filosofia são matérias com presença garantida.
Durante a segunda fase participam apenas os candidatos aprovado na primeira prova. A dificuldade, ou facilidade, consiste em responder questões focadas conforme o curso escolhido. Por exemplo, candidatos de engenharia respondem questões sobre português, matemática, química e física. A resposta deve ser escrita, de preferência argumentada de modo objetivo.
Redações: Estudantes pobres possuem visão mais qualitativa sobre os temas importantes e as problemáticas nas sociedades do que os alunos ricos, porém, existe precariedade no sentido de transmitir as informações de modo organizado no texto, o que prejudica no final das contas e mostra a evidencia que o conhecimento adquirido no ensino médio difere em qualidade inclusive entre escolas do poder público.
Objetivos: Exames propostos não possuem maneira de avaliar a capacidade dos candidatos de modo correta, de acordo com o verdadeiro conhecimento adquirido no Ensino Médio, mas às informações memorizadas e decoradas com objetivo único de fazer a prova. Não há compreensão profunda dos conteúdos ou do raciocínio lógico. Grande parte do conteúdo é esquecida do cérebro em curto prazo!
Estresse: Representa doença que mata número considerável de pessoas ao ano. Cientistas apontam os riscos que podem acontecer ao comportamento, de modo principal na eminência ou durante a realização de algo importante, como o vestibular, que decide o destino profissional de candidatos.
Vale ressaltar que o estresse começa antes, na preparação ao vestibular, nas escolas e cursinhos especializados em fazer com que candidatos decorem conteúdo em níveis quantitativos, tendo em vista que três anos do ensino-médio são ensinados durante um ano.
Leia mais:
Foto: gilmarmarques.blogspot.com