Home Entrevista de emprego Quais principais tipos de recrutamento?

Quais principais tipos de recrutamento?

4 min read
1

 

Recrutamento das empresas
Tipos de recrutamento

Recrutamento consiste no mesmo que processo seletivo ou entrevista de emprego, com a diferença de que às vezes a abordagem acontece do empreendedor ao trabalhador que pode ou não estar empregado. Confira os principais tipos de recrutamento:

  1. Contratação lateral: A organização visa contratar funcionários de empresa similar ao atrair com salário melhor e promessa de melhores oportunidades de carreira. O novo contratado lateral tem experiência específica aplicável no sentido de trazer diferencial nos termos de ocorrência.  Em alguns ramos profissionais a prática é desaprovada, embora tenha se tornado cada vez comum. O contrato de empregado pode ter cláusula de não concorrência impedindo tal contratação lateral.
  2. Contratação lateral inversa: Funcionário recém-contratado que não tem experiência prévia específica aplicável ao novo trabalho e para quem essa mudança de emprego representa mudança radical de carreira. Exemplo está em contratar um professor universitário para se tornar presidente do conselho de empresa por causa de questão política.
  3. Contratar a integrar: Processo que ajuda os novos empregados a se tornarem membros produtivos da organização. A introdução bem planejada ajuda os novos funcionários a se tornarem operacionais de forma rápida. Empresas lançam campanhas do gênero na esperança de reter os melhores talentos.

Abordagens para recrutar

Há variedade de abordagens de recrutamento e a maioria das organizações utiliza combinação de elementos. Recursos humanos podem realizar as etapas do processo de recrutamento. Em empresas menores a função cabe aos gerentes individuais. Terceirização pode ser a solução para pequenos negócios ou empreendimentos que não querem ter gastos, além de ser útil a captar força de trabalho escassa em termos de mercado.

Agências de emprego: recrutamento de trabalhadores

Agências de emprego são estabelecidas como serviços com financiamento público em operações comerciais do setor privado. Podem apoiar de forma permanente, temporária ou ocasional o recrutamento do trabalhador. Por vezes trabalha com o fornecimento de trabalhadores não qualificados via quadros técnicos qualificados e ou chamadas às instituições de recrutamento com nicho que se especializa em um setor industrial específico ou grupo profissional.

Estas empresas operam através de uma variedade de modelos, como contingência ou abordagens retidas e também modelos híbridos nos quais a publicidade também é usada para garantir fluxo de candidatos.

Serviços de recrutamento na Internet incluem sites e motores de busca de emprego utilizados para reunir o maior número de candidatos possíveis anunciando uma posição para ampla área geográfica. Também há a rede social que emergiu como importante método para recrutar trabalhadores.

Leia mais:

Foto: vagasestrategicas.blogspot.com

One Comment

  1. site geração empreendedora

    3 dezembro, 2017 at 1:50 am

    Aprendizado aspecto apesar de que, dentro de 2010, também com único dentro de todo seis proprietários a pequenos negócios nos EUA eram imigrantes.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…