
O quadro de funcionário dentro de um programa de telejornal passa por quatro esferas diferentes: Roteiristas, produtores e diretores formam um grupo especializado. Os que manipulam e operam equipamentos técnicos (áudio, vídeo, luz, câmera, edição) são formados pelo curso de rádiojornalismo ou áudio visual. O terceiro grupo é o dos jornalistas. Já o quarto possui formação estética / eclética / técnica.
Para quem almeja investir na idéia, ou somente quer conhecer um pouco mais sobre os componentes de um telejornalismo, eis uma lista descritiva sobre os profissionais necessários para construção de um programa deste gênero de forma qualitativa:
- Diretor Responsável: Responsável direto pelas contratações e vendas. Também, muitas vezes, é um dos representantes da direção geral da emissora. Participa da reunião com os diretores e depois passa as ordens para os Editores, bem como autoriza e desautoriza a maioria das autorizações importantes para o andamento do telejornal.
- Gerente de Jornalismo: Trabalho mais técnico. Reporta-se diretamente com o aquário (diretores) no que tange ao conteúdo, onde recebe ordens ideológicas. Acaba sendo a representação da direção no que tange ao interesse jornalístico.
- Chefe de Reportagem: É o responsável direto por todo o conteúdo jornalístico. O chefe de reportagem tem a visão geral de como o jornal será fechado e quais são os assuntos que devem chegar primeiro na redação para que os editores se organizem.
- Editor Chefe: Outro profissional que lida também com os grandes diretores da empresa. É o responsável pelo fechamento da notícia, sem seu alvará a informação não sai. É o principal responsável pelos cortes e adições em todos os elementos videográficos de um telejornal.
- Editor de Texto: Deve estar sempre atento com o tempo. Normalmente fecha o texto junto com o repórter ou o coordenador (explicação mais a baixo). Ele deve adicionar ou cortar o texto no tempo exato para que o programa dure certo tempo exato previamente estipulado.
- Editor de Imagem: Seleciona as imagens que irão cobrir o VT. Deve estar atento também com o tempo sendo que possui funções parecidas das do Editor de Texto. Porém, vale frisar que estes dois tipos de editores estão se fundindo nas pequenas empresas, onde normalmente o Editor de Texto com conhecimentos básicos de capitação de imagens acaba se sobressaindo ao trabalho do editor de imagem.
- Apresentador: Apresenta o telejornal. Chama repórteres ao vivo ou VT de reportagem. Por vezes acaba entrevistando algum convidado no programa, onde normalmente é permitida a improvisação das perguntas já formuladas bem como opinar depois do VT, o que se caracteriza por um apresentador que também é “âncora” de telejornal.
- Repórter: Vai cobrir o fato social seguindo uma pauta previamente estipulada pela redação.
- Coordenador de Rede: Faz o contato com as filiadas no Brasil e com os correspondentes no mundo. É uma função bem diferente do que a de Coordenador.
- Coordenador: Controla e coordena o tempo de um telejornal. Ele é muito importante, pois o tempo dos comerciais não pode ser perdido, nem o do telejornal. Se o programa está indo muito rápido ele avisa aos presentes que é necessário dar uma diminuída na velocidade. Já quando se está muito lento, talvez a inclusão de uma nota pelada para complementar a notícia divulgada seja ideal para gastar o tempo.
- Pauteiro: Participa de reunião com os diretores. Busca assuntos e formula pautas para que os repórteres cubram certo fato-social gerador de notícia. Na prática, pauta é um conjunto de folhas que trazem informações sobre o ocorrido para que o repórter identifique rapidamente o objetivo da matéria, nela também existem os endereços que devem ser visitados, as fontes que devem ser entrevistadas e algumas sugestões de perguntas.
- Videografistas: Responsáveis pela linguagem virtual.
- Produtor: Auxilia toda a hierarquia do telejornal, fazendo contato com fontes, selecionando fotos, procurando repórteres. Um trabalho bem pesado.
- Operador de TV: É o operador que dá o play no VT. Os apresentadores chamam a matéria e ele é o responsável por sua execução.
- Operador de Áudio: Centraliza o áudio. Responsável pelo áudio dos personagens que estão no ar.
- Operador de GC: Controla o Gerador de Caracteres que representa toda a parte escrita virtual dentro de um telejornal, como: nome de pessoas, artes virtuais, nomes dos componentes que construíram o programa e os créditos no final.
- Operador de TP: Controla o Teleprompter – um aparelho que fica ao lado da câmera e fornece as informações textuais que devem ser lidas pelos apresentadores do telejornal.
Foto: falandodetj.blogspot.com
Check Also
Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil
A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…