
Uma mudança de chefia normalmente gera muitas dúvidas, principalmente quando o superior é trazido de outra empresa e não promovido internamente. Mas saber como recepcionar e tratar o novo chefe nos primeiros dias pode se revelar um ótimo aprendizado para a carreira:
- Veja se vocês possuem valores em comum: provavelmente o ponto mais importante a se prestar atenção. O seu chefe pode ter a personalidade mais diferente o possível da sua, mas se ele realizar um modelo de gestão no qual você acredita, agir de acordo com os valores e premissas que você acha importante e tratar dos problemas do dia a dia com profissionalismo e justiça, a relação entre vocês tem grandes chances de ser muito bem sucedida.
- O contrário também vale: você encontrará muita auto resistência a seguir alguém que lidera de uma forma totalmente contrária a sua. Nestes casos, avalie com seriedade a opção de procurar outro emprego.
- Acostume-se ao jeito de ser do seu chefe: se seus valores são os mesmos mas o modo como ele conduz a equipe é bem diferente do que você faria, o jeito é se adaptar ao novo e pensar de forma positiva, tentando tirar o máximo de lições e experiências das novas situações que essa forma diferente de lidar com os funcionários e problemas da empresa irá trazer para sua vida.
- Seja proativo: coloque-se à disposição sempre que necessário para tirar dúvidas sobre suas tarefas do dia a dia e, quando achar realmente conveniente, sugira mudanças ou alterações que você acredita que poderiam otimizar o processo. Quando for levar suas ideias, apresente-as de forma ordenada em uma folha de papel ou apresentação, construindo os argumentos de forma consistente e imparcial, a fim de fornecer à sua sugestão mais credibilidade.
- Escute o que ele tem a dizer: quando for convidado para um almoço ou café, tente aceitar o maior número de vezes possível, principalmente quando for acompanhado de profissionais com mais experiência. A conversa geralmente cai em temas mais amenos, mas quando o tema passa a ser trabalho, as histórias e trocas de informações e experiências podem se mostrar uma lição valiosa para quem está ouvindo.
- Deixe sua marca registrada: quando for sair da empresa, faça-o da forma mais profissional possível e, mesmo que sua relação com a chefia seja mais conturbada, agradeça ao tempo de trabalho e as lições aprendidas (que normalmente não percebemos na hora, mas que com certeza marcam nossa trajetória profissional).
Foto: celitis.blogspot.com