Home Entrevista de emprego Seja conservador no vestuário para entrevistas de emprego

Seja conservador no vestuário para entrevistas de emprego

4 min read
0
É importante escolher a roupa para uma entrevista de emprego

Existem diversos pontos que são cruciais para conquistar um trabalho. Segundo especialistas, o traje é um destes. As roupas discretas e formais devem ser a principal opção. Escolher a melhor é muito fácil, basta tendenciar mais para formal do que para o informal e pronto!

Atualmente a moda jovem é bem despojada. Quando se está indo para faculdade não há nada de mal (ao menos que você faça algo relacionado com saúde ou direito). Agora, quem almeja participar de um processo seletivo deve se esquecer dos trajes informais, principalmente em candidaturas para cargos bem renumerados.

Na prática é muito difícil saber o que o selecionador da vaga espera que o candidato vista, por isso que as roupas conservadoras acabam sendo uma opção como menos risco. De fato, a primeira opção é a que fica tanto para o conteúdo apresentado intelectualmente como ao modo de se vestir.

As mulheres devem procurar roupas formais femininas em cores escuras, como azul ou preto. Evite estampas ou cores gritantes. O conjunto deve ser da mesma cor das saias ou calças sociais. Decotes ou maquiagem carregada são métodos de coerção contraindicados. Tenha em mente que a habilidade profissional é o que está em cheque, não a estética.

Já o público masculino deve buscar ternos ou trajes sociais, jamais ir de tênis ou bermuda, gafes tidas como desrespeitosas quanto à instituição que oferece a vaga. Talvez o profissional não tenha que atuar diariamente de terno e gravata, porém se vestir de maneira apresentável em sua rotina é sempre encarado qualitativamente. É melhor errar por ser conservador do que por ser liberal.

Os dois públicos devem estar com sapatos limpos e engraxados. O uso de perfumes fortes não é recomendado, pois alguns selecionadores não gostam, outros podem ser alérgicos. Esconder os piercings e as tatuagens é importante.

Caso vá à entrevista de transporte público, escolha o horário fora de pico para não ficar com a roupa amarrotada, nem que seja necessário sair um pouco mais cedo de casa. Para maiores informações sobre vestuários indicados acesse o seguinte post: como se vestir para uma entrevista de emprego.

Vale ressaltar que empresas internacionais observam mais a qualidade das vestes dos candidatos do que as nacionais. “É importante lembrar que as empresas adotam comportamentos e trajes de acordo com sua cultura interna e estes podem variar de uma para outra. Empresas multinacionais, porém, tendem a serem mais conservadoras quanto ao quesito ‘avaliação do perfil visual dos candidatos’ no momento da entrevista”, afirma João Pedro Calado, reconhecido especialista em RH.

Leia mais dicas para entrevistas de emprego ou consulte o nosso blog de moda e luxo para as últimas tendências

Foto: tiny banquet committee no Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…