Home Procura de emprego Sites para criar gratuitamente o seu portfólio online

Sites para criar gratuitamente o seu portfólio online

5 min read
2
Ter um portfolio online é muito útil nos dias de hoje, porque ele pode ajudá-lo a encontrar emprego mais facilmente

Vivemos numa época em que possuímos duas vidas: a real e a virtual. A internet está presente nas nossas vidas em diversas formas: os e-mails que trocamos durante o trabalho, as redes sociais onde conversamos com nossos amigos “reais” e conhecemos pessoas que moram em outros lugares, os sites onde realizamos compras online etc. E essa tendência se repete quando se trata do mercado de trabalho.

Inserir informações profissionais nos sites das empresas que você deseja trabalhar, criar um perfil no Linkedin e melhorar o networking já são passos básicos para quem quer disponibilizar o seu trabalho na internet. Com a crescente expansão da internet, novas ferramentas são criadas e a nossa relação com ela se torna mais próxima, o que faz com se descubra outras formas de divulgar o seu trabalho. E a criação de um portfólio online é uma delas.

Antes usado apenas pelos profissionais na área de design, o portfólio é uma ótima ferramenta principalmente para quem está numa profissão relacionada à Comunicação Social, onde apresentar uma amostra do trabalho conta muito para uma colocação de trabalho. E atualmente existem diversos sites que disponibilizam gratuitamente ferramentas para a inclusão de dados.  Entre eles vale a pena destacar os sites abaixo:

Clicfolio: uma ótima opção por oferecer a divulgação de várias mídias. O site é totalmente feito em português e você pode postar arquivos de texto, áudio e vídeo com legenda descritiva.  Não é permitido customizar a sua página ao seu bel-prazer, mas ele oferece diversas opções de background onde provavelmente você encontrará uma que te agrade. Além disso, ele permite a inclusão do seu currículo completo, além da possibilidade de escrever uma pequena introdução.

Carbonade: um dos mais famosos gestores de portfólios online. Ao usar o Carbonmade você pode criar o seu próprio portfólio rapidamente e com um design padrão que não faz feio. Ao incluir seus trabalhos você pode dividir os projetos e colocar a descrição em cada um deles. O único porém é que ele só pode ser usado para a inclusão de imagens e seu limite na versão gratuita é bem baixo [para conseguir aproveitar tudo o que o site oferece é necessário pagar US$ 12,00 doláres].

Coroflot: assim como o Clicfolio, você tem mais liberdade para inserir conteúdo. Ele possui uploads ilimitados, organização dos arquivos em pastas, URL personalizada e configuração de privacidade [se você autoriza ou não a visualização completa do seu perfil]. Um diferencial é que dentro do site existe uma comunidade para debater ideias com outros usuários a respeito de dicas e sugestões sobre como montar seu portfólio. Mas como tudo o que é bom tem um porém, o site está em inglês [o que não impede a utilização das ferramentas para a criação do portfólio].

Foto: cirox no Flickr

2 Comments

  1. Raquel

    14 julho, 2011 at 9:37 am

    Excelente post. Parabéns

    Reply

  2. Monica

    7 agosto, 2011 at 10:46 pm

    Obrigada!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …