Home Condições de trabalho Solicitação de folga no trabalho

Solicitação de folga no trabalho

4 min read
0
Saiba como solicitar uma folga do trabalho
Saiba como solicitar uma folga do trabalho

Muitas vezes sentimos que a nossa força de trabalho está sobrecarregada. Quando as férias estão longe logo surge o pensamento de que a força do corpo não vai aguentar. Empreendedores inteligentes contam com trabalhadores energizados para obter os melhores resultados na produção. Se existe alguma necessidade de ordem superior que abala o emocional ou há sentido de fadiga, não existe muita coisa para fazer senão solicitar folga no trabalho.

Os chefes também são humanos e entendem que podem existir inúmeros problemas sérios na vida da força de trabalho empregada. Quem é bom funcionário consegue maiores facilidades em folgar no trabalho, principalmente quando existe disposição para compensar as horas folgadas. Já os empegados que não cumprem as tarefas conforme as expectativas correm sérios riscos de ter o pedido negado.

Carta solicitando folga:  Mesmo com a proximidade existente entre chefes e funcionários algumas vezes é necessário se comunicar por outra forma sem ser a verbal. Principalmente para quando quem autoriza a folga não é o seu gerente, momento de escrever carta que deve ser encaminhada ao responsável presente em outro setor, ou mesmo matriz da empresa.

Faça a carta de forma objetiva, seja claro e conciso nas informações sem redundância, evite a prolixidade. Não se esqueça de respeitar hierarquias. Procure avisar todos os chefes responsáveis pelo setor para que nenhum deles se sinta excluído pelo trabalhador, ocasionando diminuição de confiança. A falta de respeito pode diminuir as chances de conquistarem o descanso.

Passe o conteúdo do computador para o papel, de próprio pulso. Não envie o pedido por e-mail, chefes podem não dar a devida atenção. Procure escrever em laudas que possuem o logotipo da empresa gravado na estrutura. Coloque cidade, data e horário, procure começar com formas educadas: “Caro”, “Prezado”, entre outros termos formais de saudação.

Na sequência coloque as formas de identificação compostas por: Nome, RG e matrícula na empresa caso exista alguma. Especifique com clareza a área em que trabalha e o nome do gerente que administra as suas rotinas administrativas.

Realize o pedido, especificando dia e hora em que pretende tirar a folga. Coloque os motivos de forma clara, há poucas chances de conquistar o descanso sem especificar quais as legítimas causas.

Procure dizer que vai compensar o período folgado. Trabalhe algumas horas a mais no trabalho ou mesmo em casa. Demonstre que está disposto a agradecer pelo prazo concedido. Representa forma inclusive de demonstrar preocupação com a produção da empresa, fato que cativa qualquer chefe.

Agradeça e depois assine

Foto: sudokumn.blogspot.com.es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…