Home Mercado de trabalho Trabalho e sustentabilidade são as chaves do futuro

Trabalho e sustentabilidade são as chaves do futuro

4 min read
0
Exemplo de ação sobre o desenvolvimento sustentável nas empresas

Depois do ECO 92 a preocupação com o meio ambiente começou a ser uma sentença exata e pontual no que tange a preocupação da população. As empresas sabem que possuir o nome ligado com ideias ambientais é a tendência do futuro, principalmente no Brasil onde existe a maior biodiversidade e fauna do mundo. Estudos nacionais e internacionais dizem que a maioria dos trabalhos que existem no planeta vai ter algum tipo de vinculo com o tema “sustentabilidade”.

Um estudo realizado pelo Programa de Estudos do Futuro, divulgado no início de 2009, diz que em 2020 as profissões ligadas com o tema estarão bem renumeradas, sendo que só o cargo de engenheiro ambiental é estimado crescimento de aproximados 81%.

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) existem cerca de um milhão de empregos relacionados com o desenvolvimento sustentável atualmente no país. São ativistas, advogados ambientais, agrônomos, engenheiros, entre outros trabalhos ligados à natureza.

Contudo, o mesmo estudo diz que a sustentabilidade está começando a ficar tão presente no Brasil que daqui a poucos anos outras profissões não tão relacionadas com a natureza vão ter que abordar o tema para não agregar revés no mercado.

Os líderes precisam ter governança corporativa no que tange ao tema, assim como a aplicação do ideal na gestão do negócio. De fato, qualquer aspecto produtivo pode ser alcançável, desde fabricação de embalagens com matéria prima renovável até a própria composição de parte da linha de produção podem ser explorados.

As empresas que ainda não encontraram a solução podem promover ações sustentáveis, existem grandes corporações que acabam realizando elas. Há diversas formas para trabalhar a temática, basta realizar a mais produtiva ou criativa. Algumas até mesmo realizam eventos infantis ou conscientização quanto às coletas de lixo.

Há 20 anos, os empresários se sentiam pressionados apenas por pequenos grupos de ambientalistas que exigiam menor degradação na natureza. Hoje em dia são diversas leis ambientais que estão relacionadas com o direito criminal, fora os selos de qualidade que de fato atestam os produtos. Ao passo que antes os funcionários tinham somente preocupações quanto à produção, enquanto que hoje, os mesmos que trazem novas soluções sustentáveis em qualquer nível de âmbito são aqueles que serão promovidos e recompensados.

As profissões ligadas com a sustentabilidade possuem enorme probabilidade de aumento enquanto que os profissionais das grandes empresas provavelmente devem agregar profundos conhecimentos sobre a temática. Se prepare, as notícias ambientais são tão importantes quanto o noticiário político ou econômico no que tange a estar atualizado e preparado para assumir cargos de alta confiança.

Foto: CDN Digital no Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…