Home Trabalho no terceiro setor Trabalho voluntário pode melhorar seu currículo

Trabalho voluntário pode melhorar seu currículo

4 min read
10
Trabalho voluntário ou remunerado em uma ONG ajudará a melhorar seu CV

Motivos não faltam para você trabalhar voluntariamente em uma ONG – Organização Não Governamental. Seja por vontade de ajudar, para ocupar o tempo livre ou para conhecer novas pessoas, quando você faz um trabalho voluntário, além de fazer um bem para a sociedade, também esta fazendo um bem à sua carreira.

O trabalho em ONGs não se resume ao trabalho voluntário, você também pode ter um trabalho remunerado em uma ONG, mas vamos focar aqui, os benefícios que o trabalho voluntário pode trazer à sua carreira.

Trabalhando voluntariamente você pode adquirir experiência na área em que estudou ou estuda, além de desenvolver habilidades que irão contribuir profissionalmente.

Profissionais de todas as áreas podem aplicar seus conhecimentos voluntariamente.

A maioria das entidades possui poucos recursos financeiros, e por isso, não consegue contratar agências ou profissionais para atuar em algumas áreas específicas, como comunicação, por exemplo. Se você trabalha ou quer trabalhar na área de comunicação, procure uma ONG para oferecer serviços de criação de identidade visual, produção de textos, criação de site e tudo mais que a entidade precisar para divulgar suas atividades. Tudo o que você criar poderá ir direto para seu portfólio.

Geralmente a população atendida pelas ONGs é carente de informações, então algumas orientações simples podem fazer muita diferença. Se você estuda ou trabalha na área da saúde, pode ministrar palestras gratuitas sobre prevenções de doenças. Se você é um profissional ou futuro profissional de Recursos Humanos, pode dar orientações sobre como se preparar para uma entrevista de emprego. Se você é da área de Educação Física, pode fazer recreação em algumas entidades. Se possuir conhecimentos em TI, pode dar aulas de informática para pessoas carentes. Enfim, não faltam oportunidades de colocar seus conhecimentos em prática através do trabalho voluntário.

Esses são apenas alguns exemplos de atividades voluntárias que também vão ajudar a desenvolver sua habilidade de falar em público.

O trabalho voluntário que você realizar deve ser colocado no seu currículo, pois é uma importante experiência, além disso, mostra que você tem consciência e responsabilidade social, e não é de hoje que isso é um diferencial na disputa por uma vaga.

As ONGs atendem diferentes públicos e oferecem diferentes oportunidades para o trabalho voluntário. Procure uma entidade onde você poderá ajudar com seus conhecimentos e mãos à obra.

Com o tempo você perceberá que o trabalho voluntário traz diferentes formas de recompensa. Sucesso!

Foto: Carolonline no Flickr

10 Comments

  1. Ricardo Martins

    27 janeiro, 2011 at 10:38 am

    Muito bom esse artigo! Não tenho conseguindo prestar esse tipo de trabalho atualmente, mas já tive a oportunidade e foi muito prazeroso, além de realmente ser bem visto quando exposto no currículo.

    Reply

  2. Viviane

    27 janeiro, 2011 at 11:28 am

    Com certeza o trabalho voluntário traz inúmeros benefícios, para mim o melhor de todos é a satisfação de poder contribuir com um pouquinho para mudar a vida de alguém!

    Reply

  3. Glaucia Silva

    27 janeiro, 2011 at 11:09 pm

    Muito bom! Acredito que o trabalho voluntário possa ser um grande diferencial no C.V. em uma oportunidade de trabalho.

    Reply

  4. Raquel

    28 janeiro, 2011 at 7:37 am

    Para trabalhar na ONU e organismos intenacionais, precisa-se trabalhado de voluntariado em ONGs compartilham-se experiências professionais e ajuda aos demaus.É altamente recomendable. Muito bom esse artigo.

    Reply

  5. Ary Cintra

    30 janeiro, 2011 at 8:20 pm

    Muito bom o artigo, pois o incentivo ao trabalho voluntário é nobre conduta. Todos os seres podem compartilhar de suas aquisições com aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades. Este ato traz grande satisfação a quem o pratica e colabora na geração de um mundo melhor. Tive ótima experiência nesse setor e recomendo. O ponto positivo no CV é uma consequência.

    Reply

  6. bruna luciano

    9 março, 2011 at 1:52 am

    gostaria de prestar um trabalho voluntário a sociedade, tenho 20 anos e moro na grande são paulo. obrigada pela oportunidade de deixar curriculo

    Reply

  7. Adenilde

    8 abril, 2011 at 9:01 pm

    eu gostaria de presta serviço na ong.Hospitais ou Escolas.

    Reply

  8. Raquel

    7 agosto, 2011 at 1:39 pm

    Gostaria de prestar um trabalho voluntàrio a Escolas, ONG,

    Reply

  9. agueda suzana alves estevam

    3 setembro, 2011 at 2:03 pm

    gostaria muito de trabalhar voluntaria de qual quer hospital que seja aqui no brasil tenho o 2 perildo do ensino superior e estou cursando gestão hospitalar e gostaria muito de ser voluntaria para melhorar o meu curiculo. suzana

    Reply

  10. TANIA

    19 março, 2013 at 9:50 pm

    QUERO TRABALHAR COMO VOLUNTÁRIA,
    EM QUALQUER,LUGAR.MORO EM SÃO PAULO CAPITAL.
    QUERO SER DOADORA DE MEDULA OSSÉA.
    QUERO ME DOAR TODA TUDO O QUE EU
    PUDER DOAR EM VIDA.
    QUERO FAZER A DIFERENÇA.
    TENHO PERFEITA SAÚDE,BOA IDADE,
    INDEPENDENTE,LIVRE,DONA DOS MEUS ATOS.
    ESCREVI MUITOS ARTIGOS,CONTOS VERÍDICOS,ETC.
    TANIA

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…