Home Dicas para o trabalhador Usar ou não usar as redes sociais no trabalho?

Usar ou não usar as redes sociais no trabalho?

4 min read
0

As mídias sociais já fazem parte da realidade da maioria das pessoas. Por meio de sites como Twitter, Facebook e Foursquare, ficamos sabendo do que acontece na nossa rede de contato, compartilhamos e recebemos informações e nos atualizamos a respeito das notícias do dia. A vida virtual já faz parte da nossa rotina.

Mas, no meio corporativo, as mídias sociais não costuma ser bem vistas. Essa teoria já se mostra clara em diversas empresas, que bloqueiam o acesso a diversas redes sociais alegando que diversos usuários relegam os seus afazeres para ficar o maior tempo possível conectado à internet. Mas será esse o melhor caminho?

Em 2009, o professor Brent Coker, do departamento de gerência e marketing da Universidade de Melbourne, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que chegou a um resultado bem animador: ao analisar 300 trabalhadores, constatou que trabalhadores que acessam redes sociais como Facebook e Youtube no trabalho são mais produtivos do que aqueles que não acessam esses sites.

Ainda segundo o estudo, as pessoas que passavam até 20% do seu tempo no trabalho usando redes sociais são, em média, 9% mais produtivos do que os que não acessam nenhuma rede social durante o horário comercial. Coker creditav essa melhora no rendimento devido a pausa que esses empregados davam durante o trabalho, desviando a concentração para atividades voltadas ao lazer.

Então está tudo ok liberar o acesso? Em partes. Isso depende muito do perfil de cada empregado, mas proibir total e completamente o acesso a esses endereços não é o caminho mais indicado, pois as mídias sociais são uma realidade presente e a tendência é que elas sejam cada vez mais integradas à rotina das pessoas.

Como em diversas situações da vida, o equilíbrio é sempre a saída mais indicada. Fazer primeiro as tarefas mais urgentes e, quando houver tempo, acessar as redes sociais. É recomendável acessar esse tipo de conteúdo perto do horário de almoço ou no fim do expediente, para não correr o risco de perder a noção do tempo e acabar prejudicando o andamento das tarefas do dia.

Também se mostra bastante válido procurar temas e assuntos que possam agregar valor ao cargo que você ocupa. Assim, além de se informar, acaba ganhando pontos com a chefia e mostra que o mundo digital não um monstro tão temível assim.

Leia mais:
Como usar as Redes Sociais no trabalho

Foto redes sociais: Smallsquid.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …