Home Formação Vantagens do vestibular

Vantagens do vestibular

5 min read
0
As vantagens do vestibular
Conheça as vantagens do vestibular

Ferramenta para inserir estudantes às universidades públicas e da iniciativa privada. Método a avaliar o conhecimento em grande parte dos países ocidentais por causa da imparcialidade e impessoalidade do processo. Conheça as vantagens do vestibular:

  • Igualdade às vagas

Otimistas apontam benefícios ao método aplicado que vista tornar igual à concorrência a vaga. Ou seja, por teoria os alunos entram em condições de igualdade para disputar números de oportunidades informadas de maneira prévia nos editais dos vestibulares ao ensino público, disputados de modo acirrado entre os candidatos.

  • Sistema de cotas públicas

Sistema de cotas públicas gera críticas por parte da opinião pública, que considera a falta de chances iguais como abalo direto ao sistema democrático de igualdade. Não se pode ignorar o fato de que no Brasil também existem povos de outras raças além de indígenas, afrodescentes e pardos, que sofre com a pobreza e desigualdade social marcante no país.

Defensores alegam exemplos de alunos que vieram na pobreza e brilharam alcançando posições de destaque, mesmo se esforçando mais no aspecto social se comparados com candidatos da elite.

  • Democracia para todos

O vestibular não é considerado concurso público, ou seja, pessoas com antecedentes criminais ou que possuem “nome sujo” no SERASA podem participar sem nenhum tipo de burocratização.

Traz modelo simplificado comum ao público levando em conta que formatos semelhantes estão presentes em outras formas de seleção, caso da entrevista de emprego, por exemplo.

Impessoalidade nas correções das provas representa outro ponto positivo. Especialistas incumbidos a corrigir as redações não conhecem os candidatos, salvo nos casos de fraudes que quando descobertos provocam o cancelamento automático da prova.

O sistema garante anonimato nas correções, todos os candidatos têm chances iguais de concorrerem às vagas, segundo, é claro, o preparo acadêmico de cada um. O vestibular privilegia a meritocracia, base de qualquer sistema universitário de ponta no mundo.

  • Era da tecnologia

Na atualidade existem os vestibulares que acontecem via internet. O sistema precisa aplicar métodos de vigilância sobre as ações de candidatos. Pessoas que estão distantes dos centros de estudos podem fazer provas aos cursos à distância com o uso da tecnologia.

Quando o governo busca abrir cotas públicas a terminar com a igualdade no vestibular ao mesmo tempo assume a incompetência do sistema de ensino público que não consegue preparar estudantes para disputar em igualdade de preparo com os candidatos do ensino público.

Pais deixam de investir na educação dos filhos nos centros de estudos da iniciativa privada, as crianças aprendem menos na escola do governo para aumentar as chances de ingressar no ensino superior público.

Leia mais:

Foto: blogdovestiba.pucpr.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…